domingo, 26 de janeiro de 2014

Tenho voz... mas acima de tudo tenho mãos. E adoro-as!

---DESABAFO SAUDÁVEL COMO A SALADA DE BATATA FRITA---

Tudo bem, estou a um ano e tal de escolher um curso superior, mas como é possível sabendo que inicialmente é impossível ingressar naquele que mais quero? Naquele em que sei que realmente concentraria toda a minha força de vontade a atenção. Um curso, O curso. Aquele; o da paixão: a Música.
Mas sabendo do início que nos primeiros anos vai ser literalmente impossível ingressar no Curso Superior de Execução de Piano (devido à minha falta de formação num Conservatório) começo a pensar seriamente no que será (ou seria) de mim se seguisse realmente por essa linha. Aquela história toda de fama e sucesso e blá blá blá? Tretas. BALELAS! Os que realemente terão sucesso serão sempre aqueles que estiverem no sítio certo, à hora H. Sejam os mais ou os menos talentosos, serão eles os escolhidos.
Além disso, também é de bem lembrar que os que mais sucesso e reconhecimento têm são aqueles cujas vozes são o seu instrumento. Não desfazendo o que o fazem (e que obviamente muitos fazem de forma extraordinária), mas tenho mesmo de por cá fora a minha questão: onde ficam os restantes? Os que fazem igualmente (e em muitos casos maioritariamente) a música acontecer? Se bem me lembro, os cantores com mais projeção sao aqueles que são acompanhados por instrumentos. Tipo... instrumentos reais, onde depois se enquadram os instrumentos em questão principal: as vozes.
Mas continuando a minha questão anterior, onde ficam aqueles que fazem grande parte da música em geral acontecer? Onde ficam os pianistas, os guitarristas, os violinistas, os flautistas, os bateristas e todos aqueles infindáveis e magníficos "istas"? A verdade é que são muitas vezes esquecidos. E não digo isto por maldade (NÃO!); digo-o apenas porque quando começamos a ver "de trás" e "por dentro" do assunto, apercebemo-nos que a realidade é essa: os VEVO's e os (qualquer.um.deles)AWARDS são para os cantores.
Então? Onde ficam os intrumentistas? Onde ficamos nós? A segurar os troféus de quem fazemos de base? Onde estão os reconhecimentos MERECIDOS  para aqueles cujo instrumento não é a voz?

Nem todos nascemos com voz de anjo, mas todos nós temos o nosso jeito de nos expressarmos, de mostrar a nossa paixão e a área em que somos verdadeiros "Cristianos Ronaldos".

Desculpem os vocalistas e  os cantores, mas não só as críticas dirigidas a vocês pesam. Também o facto de muitas vezes os instrumentistas passarem despercebidos é um tiro que fere.

Joana, a pseudo-pianista à espera de uma sociedade de olhos e ouvidos mais abertos e mais atentos a tudo. 

Sem comentários: